Logo_Pecol

 

.

Website:

www.pecol.pt

PECOL - SISTEMAS DE FIXAÇÃO, S.A.

Fundada em 1983 na cidade de Águeda, distrito de Aveiro, a Pecol tem registado um desenvolvimento impar no contexto da indústria Portuguesa. A fase inicial foi preenchida pela produção de parafusos para a indústria de ferragens de madeira. Procurando satisfazer as necessidades dos clientes da região, assim como compensar as grandes dificuldades que então se verificavam na importação de produtos industriais.

Em 1986, com a adesão de Portugal á CEE, os desafios no contexto industrial alteraram e a Pecol readaptou-se com firmeza e visão estratégica, a uma nova realidade, Reforçando a capacidade de produção e passando a disputar o mercado Europeu, assumindo protagonismo incontornável na indústria Europeia, no fabrico de peças estampadas a frio – parafusos, porcas, anilhas e outras peças especiais.

Em 1997, passados 14 anos de crescimento sustentado, adquirimos a maior empresa Ibérica de fabrico de parafusos. A HERZA, empresa espanhola situada em Vitória, País Basco, que detinha o maior parque de máquinas da Península Ibérica. Esta aquisição proporcionou uma mudança no contexto competitivo, dotando-a de uma capacidade produtiva que iria permitir competir com os maiores fabricantes Europeus.

Consolidada esta aquisição e respondendo aos grandes desafios da globalização a Pecol, sobre o comando do seu presidente, Paulo Coelho, filho do fundador Eduardo Pereira Coelho, inicia uma nova fase da sua vida, com a diversificação da gama produtos disponível.

Dentro deste plano, surgem a partir do ano 1999, as BUCHAS, SILICONES, VEDANTES, COLAS, SPRAYS, ABRASIVOS, BROCAS, FERRAMENTAS, MATERIAL de SEGURANÇA e de SOLDADURA, FERRAGENS para MADEIRA, entres outros.

Para dar corpo a esta nova realidade empresarial a Pecol opera uma reestruturação interna e separa as diversas atividades dentro do grupo. A empresa única, Pecol-Fábrica de Parafusos, dá origem a três empresas:

Pecol – Sistemas de Fixação, SA, – assume uma vocação comercial dentro do grupo. Passa a ser a empresa que vende os produtos fabricados e outros comprados em parceria com terceiros.

Pecol II – Componentes Industriais – é a empresa industrial, especialista na estampagem / deformação a frio e roscagem de peças em aço.

Retsacoat – empresa especialista em tratamentos térmicos e em tratamento de superfície (anticorrosivos).

Grupo_Pecol

Esta segmentação de competências, permitiu que cada empresa se especializa-se no centro de competências e potenciar o seu crescimento, tendo duplicado o volume consolidado de faturação em 4 anos (2003-2007).

2008, fase que o sector automóvel representava 25% da produção, fruto da crise económica internacional apresentou quebras de 40%, a Pecol adquiriu uma concorrente espanhola, de forma a ganhar novos clientes e a atenuar a redução da procura.

De olhos colocados no desenvolvimento da indústria de parafusos europeia assim como em novas oportunidades de expansão, a Pecol adquire em 2009 a Tevi, empresa histórica com 176 anos de atividade e com uma imagem fortíssima em Itália, enriquecendo o seu “knowhow” na estampagem a frio de aços inoxidáveis e o seu portfolio de produtos e clientes.

Em 2010, apostando num conceito de venda e serviço onde a assistência e o aconselhamento ao cliente são fatores relevantes, inaugura a Casa dos Parafusos, loja com mais de 65 anos, um ícone do comércio Lisboeta e património da cidade que se foi degradando e esteve mesmo em vias de desaparecer, não fosse a diligente intervenção do Grupo Pecol.